Comunidade seridoense vê o sonho de ter água boa próximo de ser realizado
Assecom Governo Cidadão16/03/2022
Associação em Jardim do Seridó está recebendo sistema de abastecimento que vai beneficiar 26 famílias
Ter água boa para beber, para os animais e para plantar deixará de será a realidade para as mais de 21 famílias da Associação Comunitária dos Moradores de Cabaceiras, em Jardim do Seridó. Essas pessoas estão sendo beneficiadas com um Sistema simplificado de abastecimento de água, por meio do Projeto Governo Cidadão e Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas). Na última quinta-feira (10), o secretário de Gestão de Projetos e Metas e coordenador do Governo Cidadão, Fernando Mineiro, visitou esta execução, além de uma queijeira em Acari, e outros investimentos no município de Parelhas.
A comunidade em Jardim, já havia recebido o investimento do Governo do RN no valor de R$ 210 mil para a implementação do sistema na comunidade, mas estava vendo, junto a outras comunidades beneficiárias (comunidades de Buriti e Passagem do Carro) o sonho lhe escapar, uma vez que deveria ter concluído a implementação dos equipamentos dentro do prazo de vigência do convênio (dezembro de 2020), mas até então a obra só havia atingido 9% de execução.
Para retomar a execução, a entidade prestou contas dos recursos recebidos e devolveu aqueles não utilizados, regularizando-se frente ao Estado e aos órgãos de controle. Com a retomada, estão sendo investidos, no total, R$ 566 mil para viabilizar o sistema composto por redes de adução e distribuição, reservatórios elevados, poços tubulares/artesianos e sistemas de reuso de águas cinzas.
A comunidade de cabaceiras já contava com 4 poços tubulares desativados, os quais passarão por limpeza para a sua utilização, de forma a alimentar quatro sistemas da comunidade, passando a beneficiar 26 famílias. Dentro da implementação, os beneficiários vão contar com chafariz controlado por ficheiro, para uso comum, viabilizando a gestão do sistema pelos beneficiários.
“Ver a água chegar para essas agricultoras e agricultores familiares é nosso compromisso desde o início da atual gestão. Entregar esses benefícios é promover a dignidade ao nosso povo potiguar, mudando as perspectivas dos mais jovens e promovendo esperança aos mais velhos”, pontuou o secretário de Gestão de Projetos e Metas e coordenador do Governo Cidadão, Fernando Mineiro.
VISITA À QUEIJEIRA
Dando continuidade às visitas dos empreendimentos do Governo do RN no Seridó, viabilizados pelo empréstimo com o Banco Mundial, a segunda parada aconteceu na Queijeira de José Uilson de Araújo, o Sr. Dedé, do Sítio Exu em Acari.
Com a obra concluída, esperando a instalação de alguns equipamentos, a unidade quando pronta e regularizada (seguindo toda a legislação sanitária) vai beneficiar 2000 litros de leite por dia, levando um dos melhores queijos de manteiga da região para o grande mercado.
A unidade foi financiada com recursos do empréstimo junto ao Banco Mundial e é uma das 39 queijeiras do Edital do Leite para o fortalecimento da pecuária leiteira no Estado, vinculadas à Coafs e Capesa.